• Sara Barbot

Em jeito de desabafo ...

Em jeito de desabafo hoje vou falar da banalização da psicologia e dos seus quadros psicopatológicos. Quem me conhece sabe que apesar de procurar o máximo rigor clínico na minha atuação profissional, sou até bastante tolerante quando, fora deste contexto, se usam termos inerentes a esta ciência, que é a psicologia, como se de calão se tratasse. “Pára lá com essa história que já me estás a deprimir”, “Não ligues ao que ele diz que hoje está meio esquizofrénico”, “Ui não faças isso que dá-lhe já um ataque de pânico”. Até perante a esteticista que afirma que “é um pouco psicóloga também com os seus clientes”, eu percebo que o diz por se identificar com o lado que todos nós terapeutas temos de nos disponibilizarmos a ouvir o outro. E sorrio, porque disponibilidade e vontade de ajudar o outro nunca fez mal a ninguém. Bom, quase nunca!


Mas quando em contexto profissional, se está a discutir as necessidades e a gravidade do quadro clínico de uma criança especifica, e uma colega de outra profissão me responde que não concorda com a gravidade do Quadro Depressivo como a descrevo, confesso que a minha capacidade de sorrir desaparece dando lugar a uma preocupação significativa. Preocupação não só pelo facto de se estar a afirmar algo sem competência formativa para o fazer, mas muito mais pela negligência que este “fechar de olhos” perante a definição do quadro clínico da criança acarreta. Porque este “não concordo, ela até sorri” tem tanto de ignorância como de vaidade, e quando se precisa de trabalho em equipa multidisciplinar para assegurar o bem-estar e a sanidade mental de uma criança, as vaidades de cada um apenas servem para quebrar a oportunidade de trabalhar em parceria.


E mais uma vez quem paga a fatura é a criança.


Meus caros, psicopatologia não é futebol! Não vai lá de opinião de senso comum e muito menos da vontade de ser o que cada um quer ver. Psicopatologia é real e é para ser levada a sério!


Sara Barbot

Psicóloga Clínica

SEJA BEM-VINDO!

Este é o meu espaço pessoal onde poderá conhecer melhor a minha formação e trabalho que desenvolvo na prática clínica.

Sara Barbot

CONTACTOS

Para marcação de consultas envie email ou obter mais informações envie-me email para sarambarbot@gmail.com.

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Pinterest